O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30), o nome de duas mulheres para comandar a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil a partir de 2023. Na ocasião, o petista já havia afirmado que os bancos seriam comandados por duas mulheres.
Para a Caixa Econômica Federal, foi escolhido o nome de Rita Serrano e para o Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.
“Fico feliz de anunciar, ao lado do ministro Fernando Haddad, duas mulheres, funcionárias de carreira, no comando da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Sejam bem-vindas, Rita Serrano e Tarciana Medeiros. Bom trabalho!”, disse Lula no Twitter.
Mais cedo, as duas que irão comandar os bancos se reuniram com o presidente eleito Lula. A presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, registrou o momento em suas redes sociais. Também participaram do encontro o futuro ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o próximo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Quem é a escolhida para comandar a Caixa Econômica Federal
Rita Serrano é natural da cidade de Santo André (SP) e é graduada em Estudos Sociais e História, com mestrado em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul.
Funcionária da Caixa desde de 1989, Rita Serrano exerceu diversas funções no banco e, desde 2014, é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração. Ela também coordena o comitê nacional em defesa das empresas públicas. A futura presidente da Caixa chegou ao Conselho de Administração no cargo de suplente e foi eleita titular em 2017. Na última eleição, em 2020, foi reeleita com mais de 90% dos votos.
Como conselheira na Caixa, Serrano exerceu um importante papel na fiscalização das denúncias de assédio sexual envolvendo o ex-presidente do banco Pedro Guimarães.
Primeira mulher no comando do Banco do Brasil
Tarciana Medeiros, de 44 anos, é gerente executiva na área de Clientes e Soluções para Pessoas Físicas do Banco do Brasil desde 2019. Ela trabalha no banco há mais de 20 anos, desde 2000, e será a primeira mulher a ocupar o posto em 214 anos de história do BB.
Tarciana é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão
Tarciana assumiu o primeiro cargo de gestão no banco em 2002. Desde o ano passado, ela é executiva na Diretoria de Clientes PF e MPE e na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes, na qual é responsável pelo B-Commerce da instituição.
Entre 2013 e 2018, Tarciana esteve à frente da Superintendência Comercial da BB Seguros. Em 2018, assumiu como executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos.
Ver todos os comentários | 0 |