Fechar
GP1

Economia e Negócios

Banco Central estima inflação em torno de 4,2% para 2018 e 2019

A meta central do Banco Central para 2018 é 4,5% e para 2019 4,25%.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central estimulou nesta quinta-feira (15), que a inflação deve ficar em torno de 4,2% em 2018 e 2019.

De acordo com informações do G1, a meta central para 2018 é de 4,5%, mas a norma permite variação entre 3% e 6%. Já para 2019, o objetivo é ficar em 4,25%. No entanto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), pode oscilar entre 2,75% e 5,75% sem que a meta seja descumprida.


No documento, o Banco Central não afastou a possibilidade de cortar novamente a taxa de juros, devido a "continuidade do ambiente com inflação subjacente em níveis confortáveis ou baixos, com intensificação do risco de sua propagação", o que "abriria espaço para essa flexibilização adicional [novo corte da taxa de juros]".

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Supermercado CarvalhoSupermercado Carvalho

O Copom acrescentou ainda que permanece também a expectativa de que a "recuperação da atividade econômica contribua para elevação da inflação subjacente rumo à meta no horizonte relevante".

"O Copom reafirmou que a política monetária tem flexibilidade para reagir a riscos para ambos os lados, tanto ao risco de que efeitos secundários de choques de oferta e propagação do nível corrente baixo de inflação produzam inflação prospectiva abaixo do esperado, quanto ao risco de um revés no cenário internacional num contexto de frustração das expectativas sobre as reformas e ajustes necessários", informou o Copom, por meio da ata de sua última reunião.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.