Levantamento feito nas 27 capitais e no interior do país pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que oito em cada 10 (84,6%) empresários não contrataram e nem pretendem contratar trabalhadores para este fim de ano, incluindo os temporários.
Segundo a pesquisa, apenas 15,4% dos empresários têm a intenção de reforçar o quadro de funcionários. Quando se leva em consideração o setor do varejo e serviços, 27,2 mil vagas extras deverão ser criadas, o que mostra cenário de estabilidade frente às 24,4 mil do ano passado.
- Foto: DivulgaçãoMercado Natalino
A principal razão dos empresários dos 46,6% que não devem contratar, segundo a pesquisa é não ver necessidade na ampliação do quadro de funcionários, acreditando que a equipe atual dará conta do volume de clientes aguardados para o período (46,6%). A expectativa de baixa renda no fim do no (13,2%) e a falta de dinheiro para pagar mão de obra extra (12,2%) também são justificativas para não fazer novas contratações.
A pesquisa também aponta que 45,9% disseram que não devem alterar a jornada de trabalho de seus funcionários por não haver um aumento significativo no número de clientes. De acordo com informações do G1, os que vão aumentar o número de horas trabalhadas por dia da atual equipe são apenas 10,8% da amostra.
Ver todos os comentários | 0 |