A indústria automobilística brasileira iniciou 2024 com uma queda de 11,5% na produção em relação a dezembro do ano anterior, com 152.564 unidades produzidas, segundo dados da Anfavea . No entanto, as vendas internas aumentaram 13% em comparação com janeiro de 2023, com uma média diária de 7.600 veículos emplacados.
A exportação de veículos também sofreu um revés, com uma queda de 43% em relação a janeiro de 2023. A Anfavea atribui essa queda à desaceleração econômica nos principais mercados consumidores de veículos brasileiros, como Argentina, Chile e Colômbia.
Os emplacamentos de modelos estrangeiros tiveram a maior participação dos últimos 10 anos em janeiro. De cada 10 veículos vendidos, 2 eram importados. Quase metade dos 31.483 veículos importados licenciados veio da Argentina (46%) e 25% da China.
As montadoras começaram o ano com uma queda na produção de veículos leves e caminhões. Foram lançados no mercado 143.027 carros em janeiro, 10% a menos do que em dezembro. A produção de caminhões caiu 3,9%, com 7.941 unidades montadas.
Contrariando a tendência, a produção de ônibus aumentou. O Brasil fabricou 1.596 veículos de transporte coletivo em janeiro, um aumento de 26,9% em relação a dezembro.