O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse nesta terça-feira (07) que os brasileiros têm direito de “invadir Portugal”. A declaração foi feita durante o lançamento dos cursos do Bolsa-Formação, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). Ele ministrou uma aula magna no Palácio da Justiça, em Brasília, na manhã de hoje.
Em tom de ironia, o ministro afirmou que os brasileiros têm direito à “reciprocidade”, já que os portugueses invadiram o Brasil a partir de 1500. Flávio Dino disse ainda que concordaria com a repatriação de brasileiros por Portugal se o país europeu devolvesse o ouro que levou de Minas Gerais.
“Tem um vídeo atual, de ontem, de uma portuguesa xingando uma brasileira no aeroporto de Lisboa, dizendo 'brasileira imunda, suja', alguma coisa desse tipo, e ela diz assim no vídeo: 'Vocês estão invadindo Portugal'. Bom, se for isso, nós temos direito de reciprocidade, né? Porque em 1500 eles invadiram o Brasil. E concordo, até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite”, disse Dino.
Repercussão
O ministro de Lula fez o comentário referindo-se a um vídeo que circula nas redes sociais onde uma mulher portuguesa diz que os brasileiros estão “invadindo” o país europeu.
E ainda dizem que o discurso da extrema-direita em Portugal fica só na retórica xenófoba de palanques:
— Marcela Magalhães (@MagaMarcela1) November 6, 2023
Realidade:
“Sou Portuguesa de raça! Você que é brasileira: volta pra sua terra! Estão invadindo Portugal essa raça de filhas da puta!” pic.twitter.com/EkifCSw1G4
As imagens da brasileira sendo vítima de xenofobia viralizaram nas redes sociais na segunda-feira (6). No vídeo, uma cidadã portuguesa chama a vítima de "porca" e manda-a "voltar para a sua terra".
Ver todos os comentários | 0 |