O aumento de casos graves de covid-19, no Piauí segue refletindo na situação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que estão com mais de 89% ocupados. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), atualizados neste sábado (29).
De acordo com o painel covid-19, monitorado diariamente pela Sesapi, atualmente 130 leitos estão ocupados no estado, o que representa 89,7% dos leitos. Além disso, apenas 10,3% estão disponíveis no Piauí, o que significa 15 leitos ainda sem ocupação.
Levando em consideração esses números, o Piauí conta, atualmente, com 145 leitos de UTI e 428 leitos clínicos, sendo que 66,8% desses já estão também em ocupação. Já leitos de estabilização, a Sesapi dispõe 59 unidades, tendo ocupação de apenas 22%. Os leitos com respirador são 204 no estado e desses, 70,1% estão ocupados.
Governador determinou aumento de leitos
Na quarta-feira (26), o governador Wellington Dias (PT) autorizou a ampliação na quantidade de leitos hospitalares para internação de pacientes diagnosticados com covid-19 e outras doenças respiratórias. De acordo com o chefe do executivo estadual, a medida se dá em razão do visível aumento nos casos de covid-19 e de síndromes respiratórias. A quantidade e leitos que serão incorporados à rede de saúde não foi informada.
Suspensão de cirurgias
Além da medida do governador, a Superintendência de Média e Alta Complexidade (SUGMAC) e Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), decidiu suspender os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas nos hospitais públicos de gerenciamento estadual a partir da próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro. A medida vai valer durante 12 dias, encerrando no dia 11 de fevereiro de 2022.
A ação foi tomada com base no monitoramento da Taxa de Positividade para Covid-19 no Piauí, que apresentou aumento de 76,3% em relação ao mesmo período de 2021. A taxa de positividade é obtida através de números de dados do Laboratório Central do Piauí (Lacen) e do Grupo de Pesquisa de Análise em Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Ver todos os comentários | 0 |