Nova espécie de ave recebe nome em homenagem à Niéde Guidon

O estudo, publicado em 17 de junho, mostrou a influência do Rio São Francisco na especiação.

Uma nova espécie de ave descoberta na região da Caatinga, foi batizada em homenagem a arqueóloga, pesquisadora e atuante na fundação do Parque Nacional Serra da Capivara, Niède Guidon. O estudo sobre a classificação do Sakesphoroides niedeguidonae foi assinado por Pablo Cerqueira, Gabriela Gonçalves, Tânia Quaresma, Marcelo Silva, Mauro Pichorim e Alxandre Aleixo, foi publicada em uma revista internacional de Zoologia no dia 17 de junho.

“É um prazer nomear esta espécie em homenagem à Niède Guidon, uma arqueóloga brasileira que, na década de 1970, explorou a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos nas Américas. Os esforços de Niède ajudaram a criar o Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí, onde sua pesquisa encontrou evidências de artefatos que provocaram uma reavaliação das teorias tradicionais sobre assentamento humano nas América”, diz trecho da publicação.

Foto: DivulgaçãoPesquisadora Niéde Guidon
Pesquisadora Niéde Guidon

Segundo o estudo, o Rio São Francisco é considerado um importante agente como barreiras e impulsionadores da especiação. Nesse contexto, as mudanças múltiplas nos cursos dos rios, mudanças climáticas quaternárias, podem atuar na dispersão de certas espécies, como aconteceu no caso do Sakesphoroides.

As mudanças climáticas quaternárias somadas às mudanças do Rio São Francisco, são apontadas como um dos principais motivos sobre a alteração da distribuição de duas espécias do gênero Sakesphoroides, a S. cristatus (choca-do-nordeste) e a S. niedeguidonae (choca-do-nordeste-de-cauda-barrada).

Foto: DivulgaçãoDiferenciação da plumagem entre as duas espécies
Diferenciação da plumagem entre as duas espécies

Esta última, recém-descoberta, é encontrada à margem esquerda/norte do Rio São Francisco, podendo ser localizada também na margem direita/sul do fluvial, decorrente de uma ‘transferência’ através do rio. Embora semelhantes fenotipicamente, sua principal diferença foi encontrada na plumagem das fêmeas, na qual a S. niedeguidonae apresenta uma cor âmbar predominante, com o dorso marrom-oliva, além de ter a cor da cauda mais escura.