A parceria entre o Google e o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) vai ajudar famílias e agentes públicos a se prevenirem em relação a inundações de rios, que atingem principalmente comunidades ribeirinhas.
O serviço de inteligência da plataforma utilizará dados do SGB, como os de meteorologia, nível de água dos rios e imagens de satélite. O alerta passará informações sobre as condições dos rios, permitindo um deslocamento preventivo.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os principais países expostos aos riscos de inundações ribeirinhas do mundo. Normalmente, os períodos de chuvas intensas, que acontecem entre os meses de dezembro e janeiro, a população sofre com as intensas chuvas e perdem suas casas e objetos pessoais.
Devido as mudanças climáticas, o problema se agravou mais e as pessoas que vivem próximas aos rios são as mais afetadas.
O SGB já opera em 17 bacias hidrográficas do território brasileiro com o monitoramento de chuvas e níveis de risco hidrológicos, com o envio de boletins e alertas sobre as possíveis inundações.
Com a parceria fechada com o Google, esses dados serão públicos e todos terão acesso, podendo se informar sobre a situação das chuvas. A tecnologia já é utilizada em outros países, como índia e Bangladesh.
Ver todos os comentários | 0 |