A rede social BeReal apresenta uma proposta objetiva: o usuário só pode publicar uma única foto por dia, tirada simultaneamente da câmera traseira e frontal do celular, sem filtros ou edições nas fotos. A proposta do aplicativo francês é o usuário realmente poder ser real.
Os elaboradores da plataforma, Alexia Barreyat e Kévin Perreau afirmam que o “o BeReal não vai te fazer famoso. Se você quer se tornar um influenciador, vá ao TikTok e Instagram. Queremos que as pessoas se sintam bem a respeito delas mesmas e de suas vidas. Queremos uma alternativa às redes sociais viciantes, que incentivam comparações e retratam a vida com o objetivo de acumular influência”, relataram os fundadores sobre o aplicativo.
A rede social conta com um método inovador, o qual uma vez ao dia, em horários aleatórios da semana, ele envia uma notificação única para todos os celulares da mesma região. “É hora de ser real!”, diz a mensagem de alerta aos usuários para postarem, nos dois minutos seguintes, uma foto do que estão fazendo no momento.
No Twitter, a repercussão tem sido positiva e gerado comentários, “estou obcecado pelo bereal, fico ansioso para dar a hora da notificação e eu ficar sabendo o que todos meus amigos estão fazendo, amando participar da vida alheia me sinto mais próximo dos meus queridos”, contou um usuário do aplicativo.
O BeReal vai na contramão da maioria das redes sociais, que tem o foco em seguidores, likes e engajamento. A proposta é aproximar os amigos, transmitir naturalidade e mostrar que a vida não é tão perfeita como no Instagram, por exemplo, que tem o foco voltado para a comercialização e o alcance de seguidores, “a realidade de que a vida de todo mundo é mais entediante do que parece”, relatou uma usuária em um tuíte.
Ver todos os comentários | 0 |