O norte-americano Richard H. Thaler recebeu o Nobel de Economia por ter desenvolvido a teoria da contabilidade mental, explicando como as pessoas simplificam a tomada de decisões financeiras. Segundo a organização, ele venceu o Nobel “por suas atribuições para a economia comportamental”.
De acordo com informações do G1, Thaler incorporou pressupostos psicologicamente realistas em análises de tomada de decisão econômica. Ao explorar as consequências da racionalidade limitada, das preferências sociais e da falta de autocontrole, ele mostrou como esses traços humanos afetam sistematicamente as decisões individuais, bem como os resultados do mercado financeiro.
- Foto: DivulgaçãoRichard H. Thaler
No anúncio da premiação, a organização do Prêmio Nobel afirmou que Thaler construiu uma ponte entre as análises econômicas e psicológicas da tomada de decisão individual. "Suas descobertas empíricas e suas ideias teóricas têm sido fundamentais para criar o novo campo de economia comportamental e em rápida expansão, que teve um impacto profundo em muitas áreas de pesquisa e política econômica".
Richard H. Thaler é considerado o pai da economia comportamental, que estuda como o pensamento e as emoções afetam nas decisões econômicas individuais e o comportamento dos mercados. Ele atualmente é diretor do Centro de Pesquisa de Decisão da Universidade de Chicago Graduate School of Business.
Ver todos os comentários | 0 |