Um objeto que foi encontrado na superfície de Marte por um robô da Nasa, a agência espacial americana, pode ser um meteorito metálico.
A imagem do objeto foi registrada no último dia 12 e disponibilizada no site da agência espacial. Ainda de acordo com as imagens, o suposto meteorito encontrado pode ter a combinação de ferro e níquel. Se essa informação for confirmada pelas análises coletadas pelo Curiosity, será possível saber se ele foi formado a partir do núcleo de um asteroide.
De acordo com informações do G1, as imagens também revelam que o objeto tem sulcos compatíveis com o atrito de entrada na atmosfera de um planeta.
Segundo Guy Webster, um porta-voz da Nasa, em entrevista ao site americano IFL Science, o objeto parece ter a mesma composição de outro meteorito que foi examinado há algum tempo. "O objeto foi batizado de Ames Knob e lembra outro meteorito examinado pelo Curiosity em novembro, e cuja análise revelou uma composição de ferro e níquel", disse
Por enquanto, as análises iniciais indicam que o meteorito possa ter caído há pouco tempo, pois sua superfície parece suave e brilhante – ele ainda não teria sido erodido. Só que também pode se tratar de um meteorito antigo que foi polido pelas violentas tempestades de areia que atingem o planeta.
Ver todos os comentários | 0 |