O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria se irritado nos bastidores com a condução da crise que culminou na revogação da norma da Receita Federal sobre a fiscalização de transações via PIX. Segundo relato de aliados, o chefe do Executivo admitiu derrota para a oposição na guerra de narrativas. As informações são da Folha de São Paulo.
Entre os pontos criticados, está o fato de o Governo Federal ter divulgado uma medida de tamanha magnitude sem a definição de uma estratégia de comunicação adequada. Como resultado, a oposição dominou as narrativas sobre o assunto nas redes sociais, onde superou a máquina estatal em número de visualizações.
A principal peça sobre o assunto é o vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no qual ele afirma, entre outros pontos, que o governo "só está pensando em arrecadar, sem te oferecer nada" e fala em "quebra de sigilo mascarado de transparência". A publicação conta com mais de 200 milhões de visualizações no Instagram.
A revogação da norma
Após reuniões descritas como tensas, Lula decidiu pela revogação da norma. Embora o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenha defendido o mérito da medida até a manhã dessa quarta-feira (15), pesou o argumento de que uma campanha publicitária já não seria mais suficiente para deter a onda de críticas à medida, as fake news e a prática de crimes contra a economia popular, com a aplicação de golpes.
Ver todos os comentários | 0 |