O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, nesta segunda-feira, 30 de setembro, uma série de compromissos oficiais na cidade do México, incluindo a posse de Claudia Sheinbaum, a primeira mulher eleita presidente do país. A cerimônia vai ocorrer na terça-feira (1º) e Claúdia Sheinbaum substituirá o atual presidente, Andrés Manuel López Obrador.
“A presidenta eleita é uma cientista com especialização em ciência climática. Foi membro do IPCC, o Painel das Nações Unidas sobre o Clima. O meio ambiente é um tema que une os dois países, e o fato de a presidenta ter essa formação científica é um elemento que o Brasil deve perceber e aproveitar muito bem”, afirmou na última semana a secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Gisela Padovan.
Lula também se encontrará com López Obrador para uma reunião bilateral antes de seu término de mandato. Entre os temas que Lula deve abordar com Sheinbaum e Obrador estão questões comerciais, ambientais e de gênero. O Brasil busca aprofundar o Acordo de Complementação Econômica (ACE-53), que envolve a redução de tarifas de importação entre os países, e fortalecer o ACE-55, voltado para o comércio automotivo.
Fórum no México
Lula também participará do Fórum México-Brasil, que reunirá cerca de 400 empresários de ambos os países para discutir investimentos, segurança alimentar, cadeias produtivas e outros temas econômicos. O evento reflete a intenção de estreitar laços econômicos e explorar novas oportunidades comerciais entre as duas nações.
O presidente Lula finalizará sua visita oficial com um jantar oferecido pelo governo mexicano aos chefes de Estado, no Museu da Cidade do México, antes de retornar ao Brasil na terça-feira, após a posse de Sheinbaum.
Ver todos os comentários | 0 |