Fechar
GP1

Brasil

Censura ao X: Alexandre de Moraes bloqueia rede social de Elon Musk no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada para cortar o acesso ao X em todo o país.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30) a suspensão do X em todo o Brasil. A decisão de censurar a rede social foi tomada após a empresa não cumprir a ordem de nomear um representante legal no país, após o prazo de 24 horas dado pelo ministro na quarta-feira (28).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada para cortar o acesso ao X em todo o território nacional no prazo máximo de 24 horas. A retirada do ar pode não ser imediata devido a questões técnicas. A empresa, que tem como dono o bilionário Elon Musk, fechou seu escritório no Brasil no dia 17 de agosto após Moraes ameaçar prender a então representante legal da rede social no país.


O X afirmou que não seguirá as ordens judiciais de Moraes, classificando-as como “ilegais” e "inconstitucionais". Musk, em postagens na própria rede social, fez duras críticas ao ministro, chamando-o de “ditador” e denunciando censura. A empresa também anunciou que pretende recorrer na Justiça contra as decisões de Moraes, que incluem o bloqueio de contas da Starlink Holding, outra empresa de Musk.

A disputa entre Moraes e Musk se intensificou nos últimos meses, com o ministro ordenando o bloqueio de diversos perfis, incluindo de direita. A rede social X, no entanto, tem resistido a ordens e por isso tem sido alvo de censura do ministro da Suprema Corte.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.