Fechar
GP1

Brasil

Saiba como não cair em golpes ao fazer doação às vítimas no RS

De acordo com a Febraban, é crucial que os doadores verifiquem os dados do destinatário.

Criminosos estão explorando o grande volume de doações destinadas às vítimas das chuvas em várias cidades do Rio Grande do Sul para aplicar golpes usando falsas chaves Pix e outros meios digitais. Em resposta a isso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta na última terça-feira (07) para prevenir que as pessoas se tornem vítimas desses crimes.

De acordo com a Febraban, é crucial que os doadores verifiquem os dados do destinatário antes de realizar qualquer transferência bancária, seja via Pix, TED ou boletos. A Federação também alerta que os golpistas estão usando links falsos para coletar dados confidenciais dos doadores, resultando em transações financeiras fraudulentas.


Na noite de domingo e na terça-feira (07), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), já havia alertado sobre golpistas solicitando doações via Pix em nome do governo do estado, que na realidade não está recebendo essas doações. Para coletar e direcionar as doações às vítimas, o governo do estado reativou o canal de doações SOS Rio Grande do Sul.

“O Pix não é para o governo, é para uma conta de uma entidade privada, a Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul, que são na verdade bancos públicos. Portanto, é uma entidade privada, e o dinheiro não é para o governo realizar nenhuma das ações anunciadas (reconstrução do Estado). Os recursos do Pix, com a participação de entidades sociais, são destinados às pessoas afetadas pelas chuvas”, disse ele em uma coletiva de imprensa na terça-feira.

Além disso, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também alertou para golpes envolvendo Pix falsos divulgados para doações e usados por criminosos na tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. “O crime hoje ocorre no mundo virtual e precisa de tecnologia para combatê-lo”, disse ele.

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul informou que, no momento, a prioridade para as doações às vítimas das chuvas no estado é água potável. Além disso, o órgão solicita urgentemente o envio de produtos de limpeza e higiene, como sabonete, shampoo e absorventes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.