A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou no domingo (05) que começou a usar uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), ou drone, para auxiliar na localização e identificação de vítimas dos temporais que assolam o Rio Grande do Sul.
Os voos estão sendo realizados na região da Quarta Colônia, que engloba nove municípios da Região Central do estado. A FAB aconselha que, ao detectar a aeronave, as pessoas em situação de risco devem sinalizar ou marcar alguma superfície para facilitar a identificação e o envio de ajuda.
O drone em uso é o modelo RQ-900 Hermes, produzido pela empresa israelense Elbit Systems e pertencente à Base Aérea de Santa Maria (BASM). Este equipamento permite análises em tempo real e com alta precisão das áreas afetadas.
Situação no Rio Grande do Sul
As fortes chuvas no estado tiveram início na última semana de abril já atingiram o total de 332 municípios, dos 496 municípios do estado, afetando 707,1 mil pessoas. Os meteorologistas esclarecem que a catástrofe é o resultado de pelo menos três fenômenos que impactam a região e foram intensificados pelas mudanças climáticas.
Em um boletim divulgado às 18h desse domingo (05), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou 78 mortes devido aos temporais que atingem o estado. Outras quatro mortes já confirmadas estão sob investigação para determinar se estão relacionadas à tragédia.
Ver todos os comentários | 0 |