O presidente Lula (PT) escolheu o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, para comandar as ações de reconstrução do Rio Grande do Sul, que está em estado de calamidade pública por conta das chuvas que atingem a região desde o dia 27 de abril. Com isso, o secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República, Laércio Portela, deve assumir interinamente a Secom.
O ministro é gaúcho e deputado federal eleito pelo PT e deve ter contato constante com demais ministérios, além do governador Eduardo Leite (PSDB), e prefeitos do Estado.
Um órgão federativo deverá ser criado e coordenado por Paulo Pimenta para determinar as ações necessárias para o Rio Grande do Sul.
O Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul deve coordenar todas as operações de reconstrução no estado depois da fase de resgate de pessoas e animais.
Além disso, deverá ser instalado um gabinete no Rio Grande do Sul para que Paulo Pimenta comece a atuar. A nova pasta também irá coordenar as ações do Estado juntamente com o governador Eduardo Leite, os prefeitos dos municípios atingidos e os demais ministérios de Lula.
Ver todos os comentários | 0 |