Fechar
GP1

Brasil

Justiça determina que prefeito Ricardo Nunes mude nome da Marginal Tietê

Outras dez vias que homenageiam agentes da ditadura também deverão entrar no plano de mudanças.

Nessa quinta-feira (12), o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) apresente um projeto para alterar os nomes de vias que homenageiam agentes da ditadura militar ou pessoas, datas e fatos associados a graves violações dos direitos humanos. O prazo para que o documento seja apresentado é de 60 dias e abrange 11 ruas, incluindo a Marginal Tietê.

A decisão acata um pedido realizado pela Defensoria Pública da União (DPU) e pelo Instituto Vladimir Herzog. Ambos argumentam que, em 2013, foi alterada uma lei que permite a mudança de nomenclaturas de vias e equipamentos públicos associados a autoridades que cometeram crimes contra a humanidade.


“Contudo, passados mais de dez anos da alteração da lei e mais de cinco anos da edição do Decreto, o Município permanece repleto de vias, logradouros e equipamentos cujos nomes guardam estreita conexão com a ditadura empresarial-militar”, diz a decisão, assinada pelo juiz Luis Manuel Fonseca Pires.

Para o magistrado, o direito à memória política conscientiza a sociedade sobre os momentos em que o “poder lhe foi subtraído” e os meios pelos quais a “opressão ascendeu”.

O documento criado pela Defensoria e o Instituto lista 38 vias e 17 equipamentos públicos, sendo 12 escolas e 5 ginásios, que deveriam ser alterados no município.

Confira a lista com as vias e equipamentos públicos que serão alterados:

- Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes (Vila Alpina):

- Centro Desportivo situado na rua Servidão de São Marcos

- Av. Presidente Castello Branco (Marginal Tietê)

- Ponte das Bandeiras (Senador Romeu Tuma)

- Rua Alberi Vieira dos Santos

- Rua Dr. Mario Santalucia

- Praça Augusto Rademaker Grunewald

- Rua Délio Jardim de Matos

- Avenida General Enio Pimentel da Silveira

- Rua Dr. Octávio Gonçalves Moreira Júnior

- Rua Trinta e Um de Março

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.