Fechar
GP1

Brasil

Polícia Federal fecha garimpo ilegal em unidade de conservação no Pará

Atividade contaminou com mercúrio a Floresta de Carajás e tem poluído a Bacia hidrografica do Itacaiúnas.

A Polícia Federal participou da Operação Guarda-Chuva VI, coordenada pelo ICMbio e integrada por IBAMA e Força Nacional. A ação tem como objetivo combater o garimpo ilegal de ouro e proteger a Unidade de Conservação Federal APA do Igarapé Gelado, em Parauapebas, no Pará.

Em meio a operação, foram encontrados 18 motores estacionários, duas escavadeiras hidráulicas, quatro motocicletas e mais de 10 acampamentos dentro da floresta, em área próxima à Vila Sansão, sudeste do Pará.


Os suspeitos de praticar garimpo ilegal foram localizados e o local do crime estava em pleno funcionamento, porém, após perceberem a aproximação dos policiais, os criminosos fugiram do local.

O garimpo ilegal estava acontecendo na região da Floresta Nacional de Carajás. Os autores dos crimes poderão responder por usurpação de matéria-prima da União e extração de recursos minerais sem autorização.

O desmonte das extrações ilegais de ouro e cobre são fundamentais para preservar a fauna e flora nativa do país, bem como, reverter os efeitos da crise climática, pois as atividades ilegais de garimpo têm poluído a bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas, contaminando-a com mercúrio e com a movimentação de maquinários que degradam a Floresta de Carajás.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.