Fechar
GP1

Brasil

TCU abre investigação sobre funcionários fantasmas na Embratur

Servidores da Embratur não conseguiram explicar as funções de determinados funcionários suspeitos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar denúncias de que a Embratur teria contratado 30 funcionários fantasmas nos últimos seis meses. A agência, presidida pelo ex-deputado federal Marcelo Freixo e subordinada ao ministro do Turismo, Celso Sabino, já demitiu cinco pessoas, enquanto outras seguem sob suspeita. A denúncia foi feita de forma anônima e também está sendo analisada pelo Ministério Público Federal (MPF).

O ministro Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), conhecido por sua proximidade com Celso Sabino, foi designado relator do caso após sorteio eletrônico. A área técnica do TCU avaliou que as informações apresentadas eram suficientes para justificar o aprofundamento das investigações.


Durante as apurações iniciais, alguns servidores da Embratur não conseguiram explicar as funções de determinados funcionários suspeitos, e outros preferiram não comentar.

A Embratur declarou não ter sido notificada oficialmente pelo TCU, mas afirmou que está conduzindo uma investigação interna. O foco é avaliar o desempenho de servidores, especialmente os que atuam em regime de teletrabalho. Entre os demitidos, duas funcionárias estariam ligadas diretamente ao ministro Celso Sabino, e outros nomes mencionados na denúncia continuam recebendo seus salários. O órgão alega que as demissões ocorreram por mau desempenho.

O caso também inclui o nome de Marcelo Cebolão, apontado como um dos supostos funcionários-fantasmas, que recebe um salário de R$ 38,3 mil mensais. Cebolão se defendeu dizendo atuar como tesoureiro-adjunto de forma voluntária e em "modo remoto". A Embratur argumenta que muitos dos citados na denúncia estão cedidos ao Ministério do Turismo ou desempenham suas atividades remotamente, reforçando que acompanha a situação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.