Fechar
GP1

Brasil

ICMBio multa Exército em R$ 6,5 milhões por incêndio em parque no RJ

Em comunicado, o ICMBio concluiu que os incêndios foram causados através de um fogareiro da AMAN.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) concluiu, na terça-feira (22), que o incêndio que atingiu parte do Parque Nacional do Itatiaia em junho deste ano foi causado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Por conta do ocorrido, o Exército foi multado em R$ 6,5 milhões.

“A investigação concluiu que o incêndio começou na margem da estrada, ao lado de um comboio de veículos do Exército Brasileiro, causado por um objeto utilizado para o preparo de alimentos com fogo (fogareiro e líquido inflamável). A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizava um treinamento para cadetes no parque, uma atividade que ocorre na região desde 1957”, diz trecho do comunicado do ICMBio.


Foto: Reprodução/Arquivo Corpo de Bombeiros do Rio de JaneiroEquipe do Corpo de Bombeiros combatendo as chamas na data do incêndio
Equipe do Corpo de Bombeiros combatendo as chamas na data do incêndio

O órgão analisou imagens de câmeras de monitoramento gravadas no dia do incêndio e flagrou, em uma delas, o momento em que um comboio de pelo menos 21 veículos da AMAN aparece parado ao lado de um foco inicial de fogo no dia em que teve início o incêndio (14/06).

Outro lado

Em nota ao jornal Folha de S.Paulo, o Exército afirmou que a Aman não teve acesso à investigação do ICMBio e que a “autuação está em fase de análise e apresentação de defesa por parte da União”.

A Aman também destacou seu compromisso ambiental, especialmente no Parque Nacional do Itatiaia, onde atua há mais de 80 anos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.