Fechar
GP1

Brasil

Novo aplicativo permite denúncias de crimes ambientais pelo celular

Denuncias de crimes ambientais agora podem ser feitas pelo celulular.

O aplicativo de nome “Radar Ambiental” é a nova estratégia governamental lançada nessa semana em uma tentativa de modernizar e aprimorar a atuação no combate aos crimes ambientais e envolver a população nas medidas de ao combate aos efeitos da crise climática. O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou o aplicativo que já está disponível gratuitamente para Android e iOS. No lançamento, feito durante a 14ª Sessão Ordinária do Conselho, participou a conselheira Ivana Cei, presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) e da Ouvidoria Nacional do CNMP.

O aplicativo desenvolvido e testado inicialmente no Amapá pelo seu Ministério Público do Estado agora será utilizado em todo o território brasileiro. O Radar Ambiental promete dispor aos cidadãos mais acessibilidade e eficácia para denunciar crimes ambientais de forma detalhada e georreferenciada. Sobre o aplicativo Ivana Cei afirma “Acreditamos que, com essa ferramenta, estamos modernizando a atuação do Ministério Público em prol do meio ambiente, tornando o processo de denúncia mais ágil, eficiente e acessível a todos. A sociedade, ao lado das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente, poderá atuar de forma mais ativa e direta na preservação ambiental”.

Foto: Divulgação/ CNMPAplicativo Radar Abiental
Aplicativo Radar Abiental

O Radar Ambiental faz parte do “Plano Estratégico Nacional de Atuação do Ministério Público no Combate aos Incêndios”, que teve início em 18 de setembro. O plano tem como objetivo promover uma ação coordenada nacionalmente para prevenir, combater e mitigar os efeitos das queimadas, que vem se agravando a cada ano com o avanço da crise climática gerando danos ambientais e à saúde pública. Diversas unidades e ramos do Ministério Público se envolveram nessa iniciativa, incluindo o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o documento ainda integra estratégias bem-sucedidas de estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins.

Com a adição do Radar Ambiental nesse plano, o Ministério Público alega que “reforça sua atuação em defesa do meio ambiente, dando à população uma ferramenta moderna e acessível para a preservação da natureza. Ao facilitar o processo de denúncia e ampliar o monitoramento dos crimes ambientais, o aplicativo promete ser um marco na luta contra os danos ambientais no Brasil”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.