A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados o projeto de lei que pretende restringir gastos do presidente Lula durante viagens internacionais. De acordo com o projeto, o líder do Executivo deve se hospedar somente em embaixadas brasileiras.
Nos casos em que o país de destino do presidente não tenha embaixadas para acomodá-lo, o projeto 3551/2023 prevê que ele opte por locais alternativos. Além disso, também é previsto que os gastos durante a viagem sejam registrados e publicados “de forma transparente e acessível ao público em portal específico”.
Segundo o argumento da deputada, Lula gastou mais de R$ 7 milhões com hospedagens em apenas seis meses. “As viagens internacionais são parte do mister de um chefe de Estado e não se pode querer impedir que elas aconteçam durante seu mandato. O que não se pode aceitar são viagens luxuosas com dinheiro público, o que seria um desvirtuamento da finalidade da própria viagem”, ponderou a parlamentar.
Os registros das primeiras 9 viagens realizadas durante os 5 meses de governo apontam o gasto total de R$ 7,3 milhões em hospedagens para Lula, Janja, e toda a comitiva especial. Esse valor não contabiliza os gastos com aluguel de carros e contratação de intérpretes, e também não inclui o valor da última viagem para o Japão, Itália e França.
Ver todos os comentários | 0 |