O Instituto Internacional para Desenvolvimento de Gestão (IMD) divulgou o novo ranking de competitividade entre os países e o Brasil, atualmente, ocupa a posição de número 60° entre 64°, caindo mais uma posição em relação ao ano passado.
Os dados são divulgados anualmente pelo IMD, com sede na Suíça, e em parceria no Brasil com a Fundação Dom Cabral. O ranking dos países é elaborado baseado em entrevistas com executivos, no plano global, e análise de dados locais de economia, negócios, educação e outros fatores.
Nesse último ano, o país só ficou à frente da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. O Brasil vem caindo no ranking desde 2011, quando atingiu seu melhor resultado, 38º lugar.
Desafios da competitividade no Brasil
A equipe executiva do Brasil, através de Carlos Arruda, professor da Fundação Dom Cabral, afirma que a variação na posição do Brasil neste ano se explica principalmente pela entrada do Kuwait no ranking, o que aumentou o número de países pesquisados a nossa frente. "Na prática, o nosso país vem em um cenário de estagnação nos últimos anos", concluiu Carlos Arruda.
A Dinamarca e a Irlanda lideram o ranking de competitividade global. A Irlanda é o destaque por ter avançado nove posições desde o ano passado. Os Estados Unidos, maior economia do mundo, ficaram em 9º lugar; a China, segunda maior economia, ficou em 21º
Ver todos os comentários | 0 |