A cantora e compositora Rita Lee faleceu em sua residência, na noite dessa segunda-feira (8), em São Paulo, aos 75 anos. Diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, a artista vinha lutando contra a doença com tratamentos.
A família de Rita Lee divulgou um comunicado nas redes sociais da cantora informando o falecimento e agradecendo o carinho dos fãs e amigos: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".
Ainda segundo o comunicado, o corpo de Rita Lee será cremado, como era o seu desejo, em uma cerimônia privada. "Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos".
Confira a publicação na íntegra:
O velório de Rita Lee será aberto ao público e ocorrerá no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, na quarta-feira (10), das 10h às 17h. Com uma carreira marcada por sucessos e inovações, a artista deixa um legado valioso na história da música nacional.
Rainha do Rock Brasileiro
Sempre irreverente, Rita é considerada a rainha do rock brasileiro, mesmo não gostando do título, pois o considerava "brega". Vanguardista, polêmica e revolucionária, Rita Lee foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira, se autointitulando como "Padroeira da Liberdade".
Um dos álbuns mais bem sucedidos foi “Rita Lee”, de 1979, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”. No disco de mesmo título do ano seguinte, ela segue na direção mais pop e faz ainda mais sucesso com “Lança perfume” e “Baila comigo”.
História
Rita Lee nasceu na véspera de 1947 em São Paulo, sendo a filha mais nova de imigrantes, seu pai era o dentista norte-americano, Charles Fenley Jones, e sua mãe a pianista italiana Romilda Padula. Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones. O "Lee" é um nome composto com que o pai quis registrar todas as filhas, como uma homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano.
Rita cresceu na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana e teve aulas de piano durante a infância e suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Paul Anka, Beatles e Rolling Stones. Já do ritmo brasileiro, teve a influência de Cauby Peixoto, Angela Maria, Emilinha Borba, Carmen Miranda e Maysa.
Já em sua adolescência, Rita começou a se apresentar em pequenos grupos, iniciando seu amor pelos palcos. Em seus 39 anos de carreira, Rita Lee gravou mais de 40 trabalhos, entre álbuns, álbuns ao vivo, singles e coletâneas.
Ver todos os comentários | 0 |