Fechar
GP1

Brasil

Ex-ministro de Lula presta depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira

O depoimento atende a uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Vai acontecer, nesta sexta-feira (21), o depoimento do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marco Edson Gonçalves Dias, à Polícia Federal. A informação inicial era de que a oitiva seria realizada somente na segunda-feira (24).

O depoimento está previsto para começar às 9 horas e atende a uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o ex-ministro de Lula fosse ouvido em até 48 horas.


O general da reserva, que atuou na segurança pessoal de Lula nos dois primeiros mandatos, será ouvido sobre as imagens divulgadas pela CNN que mostram que ele estava no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

Após a ampla divulgação das imagens, o general da reserva pediu demissão e Lula nomeou como ministro interino do GSI Ricardo Cappelli, que atuou como interventor de segurança pública no Distrito Federal, depois dos atos de 8 de janeiro.

Na decisão que mandou ouvir o depoimento de Dias, Moraes também determinou que a Polícia Federal informe se cumpriu a decisão anterior de providenciar todas as imagens de câmeras do Distrito Federal que registraram os ataques, incluindo o circuito de monitoramento do Palácio. O ministro ordenou, também, que todos os militares que aparecem nas gravações sejam identificados.

Gonçalves Dias é o primeiro membro do primeiro escalão do Governo Lula a cair, embora haja denúncias graves contra outros ministros. Por exemplo, a ministra do Turismo, Daniela do Waguinho, que é acusada de proximidade com milícias do Rio de Janeiro, e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que usou aeronave da FAB para ir a leilão de animais, além de empregar, na Câmara, funcionários fantasmas, que trabalhavam no haras da família, no Maranhão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.