O presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex- Brasil), Jorge Viana, ex-senador e ex-governador pelo PT- Acre, operou uma mudança no estatuto do órgão em benefício próprio ao eliminar a obrigatoriedade de inglês fluente para ocupar o cargo responsável por divulgar os produtos brasileiros no exterior. A revelação foi feita pela Revista Oeste.
O estatuto anterior da Apex exigia o curso de inglês, de nível avançado, como ‘requisito mínimo’ para ocupar a vaga. Com a mudança, agora diz apenas "preferencialmente" que o presidente e os diretores “deverão ter fluência ou nível avançado do idioma inglês”.
A mudança do estatuto só foi feita depois que Jorge Viana foi nomeado em janeiro pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, quando ainda era exigido o inglês como “requisito mínimo” para ocupar a vaga. Dessa forma, Viana ficou três meses de forma irregular no cargo com salário de R$ 65 mil,
No governo Bolsonaro, o primeiro presidente da Apex, Alecxandro Pinho Carreiro, foi demitido apenas oito dias após assumir o cargo justamente por não ser fluente em inglês.
Ver todos os comentários | 0 |