O deputado federal André Fernandes (PL-CE) protocolou na noite dessa segunda-feira (27), o pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro. A abertura da comissão pretende apurar os responsáveis das manifestações na Praça dos Três Poderes.
Em seu twitter, André Fernandes afirmou que obteve 189 assinaturas na Câmara dos Deputados e 33 no Senado Federal. No entanto, para que a CPMI saia do papel, é necessário a formalização do requerimento na próxima sessão do Congresso Nacional.
Acabamos de protocolar o requerimento da CPMI do 8 de janeiro com 189 assinaturas na Câmara dos Deputados e 33 no Senado Federal. Mais de 1/3 do Congresso Nacional quer esta comissão para investigar todos os atos de ação e omissão ocorridos no último 8 de janeiro em Brasília.
— André Fernandes (@andrefernm) February 28, 2023
+
“Mais de 1/3 do Congresso Nacional que esta comissão para investigar todos os atos de ação e omissão ocorridos no último 8 de janeiro em Brasília”, publicou o deputado. A CPMI também quer investigar se houve leniência do governo com quem depredou o patrimônio público.
Uma coletiva de imprensa está marcada para a tarde desta terça-feira (28) na Câmara para o anúncio oficial. O governo federal já se posicionou contra as investigações sobre os atos de 8 de janeiro
Além do pedido feito pelo deputado, outros requerimentos de CPI sobre as invasões de 8 de janeiro foram requeridas no Senado e na Câmara. Esses pedidos foram apresentados pela senadora Soraya Thronicke (União-MS) e o deputado federal José Nelto (PP-GO), repectivamente.
Ver todos os comentários | 0 |