A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (10) que três torres de transmissão foram derrubadas, desde o último domingo (08), em ações com indícios de vandalismo e sabotagem. A informação foi repassada pela coordenação do Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro.
De acordo com a agência, duas ocorrências foram registradas em Rondônia e a terceira no estado do Paraná. No Paraná, Furnas, que é responsável pela estrutura de transmissão, reportou queda de uma torre a 50 km de Foz do Iguaçu sem que houvessem "condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres em Rondônia”.
Desde essa segunda-feira (09), a Aneel está monitorando quaisquer eventos “nos ativos e instalações do Ministério de Minas e Energia”.
Gabinete de acompanhamento
Em ofício enviado ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e às concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia, a Aneel informou sobre a instituição do Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro.
A agência explica que vai receber “as informações referentes a qualquer tentativa de ataque ou efetivo vandalismo, tanto sob o aspecto de integridade física como também cibernética das instalações".
Ver todos os comentários | 0 |