O Ministério da Educação (MEC) divulgou na terça-feira, 9, o resultado da 2ª edição de 2022 do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que ajuda estudantes a buscarem bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. O candidato pode fazer a consulta pelo Portal Único de Acesso. Nesta edição, serão oferecidas 190 mil bolsas de estudos. A segunda chamada será em 22 de agosto.
O ProUni oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições particulares para candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Podem participar do processo seletivo estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior.
Exige nota mínima de 450 nas provas objetivas do Enem e que o estudante não tenha zerado a redação. A seleção se dá de acordo com as notas obtidas. É destinado ainda a alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou mesmo na rede particular. Inscritos como treineiros no exame não poderão concorrer a bolsas do ProUni.
No ano passado, o governo federal liberou a concessão de bolsas do ProUni para alunos que tenham feito o ensino médio em colégio particular, mesmo sem o auxílio de bolsa estudantil. Desta forma, passam a ter acesso ao programa alunos que fizeram o "ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição, ou sem a condição de bolsista". A alteração na Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, foi publicada no Diário Oficial da União de 7 de dezembro de 2021.
Cronograma das etapas do Prouni
Resultado da primeira chamada: 9 de agosto
Comprovação de informações da primeira chamada: 9 a 17 de agosto
Resultado da segunda chamada: 22 de agosto
Comprovação das informações da segunda chamada: 22 e 31 de agosto
Lista de espera: 5 a 6 de setembro
Divulgação da lista de espera: 9 de setembro
Comprovação das informações da lista de espera: 10 a 16 de setembro
Ver todos os comentários | 0 |