A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada em todo o país e termina no próximo sábado (17). Contudo, a declaração da vacinação pelo produtor pode ser feita até o dia 24 de dezembro.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o prazo foi prorrogado após a solicitação de alguns estados, que somente agora tiveram lotes de partidas de vacina liberados. A expectativa é que, ao todo, cerca de 161 milhões de animais devem ser imunizados.
“A ampliação do prazo foi definida para evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal”, explicou o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes.
A vacinação é feita em animais de até 24 meses em dez estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima e Rio Grande do Norte.
Já nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e mais o Distrito Federal, que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-Pnefa), a vacinação é para animais de todas as idades.
Ver todos os comentários | 0 |