Fechar
GP1

Brasil

Morre Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira

Ícone do MPB, a artista marcou gerações com suas músicas e sua voz inigualável.

Morreu na manhã desta quarta-feira (09) a cantora Gal Costa, aos 77 anos, uma das maiores vozes da música brasileira de todos os tempos. A informação da morte foi repassada pela assessoria de imprensa da cantora, mas a causa não foi revelada.

A cantora era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo nesse fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora. Segundo informações do diretor da turnê de Gal, Nilson Raman, a artista estava em recuperação, após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final do mês de novembro.


História

Maria da Graça Costa Penna Burgos, a Gal Costa, é baiana e nasceu dia 26 de setembro de 1945, estreando sua carreira ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, com o espetáculo “Nós, Por Exemplo...” em 1964, consolidando sua voz e suas composições como pilares firmes da Música Popular Brasileira (MPB).

Com 55 anos de carreira, teve 43 álbuns, tendo 12 DVDs gravados e 16 participações especiais na televisão. Gal performou clássicos como Baby, Chuva de Prata, Folhetim, Modinha de Gabriela e seu último lançamento foi o álbum de estúdio Nenhuma Dor, de 2021.

Sempre talentosa, a cantora representou, através da música, posicionamentos políticos firmes e durante a Ditadura Militar do Brasil participou do movimento Tropicália com seu álbum ‘Fa -Tal:Gal a Todo Vapor”.

A cantora foi indicada cinco vezes ao Grammy Latino. Em 2012, a revista Rolling Stone Brasil a consagrou como a sétima maior voz da música nacional e em 2016 ganhou o prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantora.

Gal Costa nos deixou, mas assim como sua arte, ela nasceu assim, cresceu assim e será sempre assim: irreverente.

Esta reportagem está sendo atualizada...

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.