O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ao determinar abertura de inquérito para investigar o Datafolha, Ipec e Ipesp, suspeita de indícios de formação de cartel entre os referidos institutos.
De acordo com a revista Oeste, a suspeita se dá em razão das diferenças das previsões feitas por esses institutos nas pesquisas eleitorais e no resultado do primeiro turno das eleições nas urnas.
O presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, anunciou a investigação nesta quinta-feira (13). Por meio de ofício, ele afirma que realizou “algumas análises preliminares de probabilidade do resultado e da independência das ações” desses institutos na elaboração das pesquisas no primeiro turno das eleições presidenciais.
Conforme os cálculos apresentados pelo presidente do Cade, seria mais fácil ganhar na Mega Sena do que repetir a sequência de erros de desvio padrão verificada em algumas pesquisas.
“Chamou a atenção deste Conselho a grande diferença apresentada entre as pesquisas e o resultado das Eleições publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, escreveu Macedo no despacho. Ele afirma que a discrepância entre as pesquisas e o resultado nas urnas formam os indícios de terem sido “intencionais” e realizadas “por meio de uma ação orquestradas dos institutos de pesquisa na forma de cartel para manipular em conjunto o mercado e, em última instância, as eleições”.
Ainda nesta quinta (13) a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) pediu acesso ao inquérito conduzido pela Polícia Federal. O pedido de instauração da investigação partiu do Ministério da Justiça.
Ver todos os comentários | 0 |