A Câmara dos Deputados lançou um canal para checagem de notícias relacionadas à atividade, estrutura e administração da Casa e dos deputados federais no que diz respeito a função. O Comprove foi criado durante o Seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, na última semana.
Por meio do número de WhatsApp (61) 99660-2003, o cidadão poderá consultar a veracidade das informações recebidas por meio das redes sociais. Além de responder as mensagens via WhatsApp, a Câmara também vai disponibilizar no site do Comprove algumas demandas. Cada informação terá um selo de “é fato”, “é falso” ou “é impreciso”, acompanhado de uma justificativa.
O serviço da Câmara só vai avaliar conteúdos jornalísticos, sejam em sites de notícias duvidosos ou prints de reportagens, fotos, vídeos ou áudios das informações. Não serão checados atos praticados por parlamentares na vida privada ou textos que sejam opinativos.
N página do Comprove, o cidadão ainda pode ter acesso a dicas de como não se deixar enganar por notícias falsas que circulam na internet. O Comprove é um projeto da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid) da Câmara dos Deputados.
Ver todos os comentários | 0 |