Segundo reportagem da Tv Globo, o presidente Michel Temer planeja anunciar a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública. A nova pasta deve ser anunciada após carnaval e será criada por meio de uma Medida Provisória (MP) para combater a criminalidade.
Proposta pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, a criação da pasta vem sendo debatida desde novembro de 2017.Também participam das discussões sobre a criação do ministério, os ministros Raul Jungmann (Defesa) e Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional).
- Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoMichel Temer
Segundo a proposta, irão sair da alçada do Ministério da Justiça e ficarão subordinados ao novo ministério a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Deste modo, o Ministério da Justiça seguirá desenvolvendo políticas preventivas de combate às drogas e programas de recuperação de ativos no exterior, de política de estrangeiros e refugiados, defesa do consumidor e antitruste e políticas antipirataria.
Ver todos os comentários | 0 |