O presidente Michel Temer (MDB) não conseguiu cumprir a primeira meta do seu governo para o Minha Casa Minha Vida. Segundo informações do Estadão, em 2017 o presidente se comprometeu a bancar a construção de apenas 23 mil moradias destinadas a famílias que ganham até R$ 1,8 mil. Isso representa apenas 13,5% da meta de 170 mil. Essa é exatamente a faixa destinada às famílias mais pobres.
O programa possui ao todo quatro faixas de renda e o governo federal conseguiu descumprir a meta em todas. Foram feitos contratos para financiar com juros mais baixos, e subsidiar, no caso, dos mais pobres, 442,2 mil unidades habitacionais no ano passado: 72,5% da meta de 610 mil casas.
- Foto: Lucas Dias/GP1Casas em Demerval Lobão
O Ministério das Cidades, responsável por gerir o programa, admitiu que não cumpriu a meta e justificou a situação, afirmando que as mudanças na forma como são selecionados os empreendimentos e os contingenciamentos no Orçamento da União anunciados pelo governo no ano passado, afetaram o programa.
No início deste ano, o ministro Alexandre Baldy revogou portaria de seu antecessor, Bruno Araújo (PSDB-PE), que autorizava o subsídio para mais 54 mil unidades da faixa 1 no ano passado. Com isso, ficaram apenas as 23 mil casas.
Ver todos os comentários | 0 |