Foi enterrado nessa quinta-feira (12), em Brasília, o engenheiro eletrotécnico Nélio José Nicolai, cuja invenção mais famosa é o Bina – sistema identificador de chamadas por telefone. Ele tinha 77 anos e deixa quatro filhos e dois netos.
Nicolai estava se recuperando de um acidente vascular-cerebral (AVC) que tinha sofrido há cerca de cinco meses. Nos últimos dias, no entanto, apresentou complicações pulmonares e morreu na última quarta-feira (11). Ele morava no Lago Norte.
- Foto: Divulgação/GoogleNélio José Nicolai, inventor do Bina
Segundo informações do G1, mesmo sendo inventor de uma ferramenta usada por milhões de aparelhos todos os dias, Nicolai não chegou a aproveitar dos frutos da engenhoca. O ex-jogador de futebol transformado em técnico em comunicações travava uma batalha judicial pelo reconhecimento dos direitos de uso do Bina, havia mais de 15 anos.
Em 1997, Nicolai recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a patente do Bina, após cinco anos de espera. Este instrumento não impede a utilização de uma ideia, mas prevê em troca o pagamento dos direitos.
Documento em mãos, pediu às empresas telefônicas o pagamento dos direitos. "Uma das empresas me disse: 'Vá à justiça, talvez seus bisnetos recebam algo'. Então decidi defender os direitos de meus bisnetos", afirmou em entrevista à época. Se recebesse o que pediu, Nicolai seria milionário. A família afirma que o Brasil também se beneficiaria com o reconhecimento, uma vez que haveria perspectiva de arrecadar mais impostos para o país.
Ver todos os comentários | 0 |