O Ministério da Educação fez um levantamento e concluiu que a maioria das cidades brasileiras não paga o piso salarial aos professores das escolas municipais. De acordo com informações do G1, 2.533 municípios declararam que pagam aos professores pelo menos um salário no valor do piso nacional, caracterizando menos da metade das cidades, 45% do total de 5.570 municípios brasileiros.
Todos os dados do levantamento, que foi feito entre setembro e novembro de 2016, foram entregues pelos gestores municipais, por vontade própria, e são baseados na declaração de cada governo municipal.
O estados do Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins afirmaram que cumpriram a lei do piso no novembro do ano passado
Já os estados do Amazonas, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo não passaram as informações, de acordo com o Ministério da Educação. Na última quinta-feira (12), o ministro da Educação, Mendonça Filho anunciou o reajuste do piso salarial dos professores, que passará do valor de R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80.
Ver todos os comentários | 0 |