Uma nova onda de calor se forma sobre o Brasil e deve impactar diversas regiões do país nesta semana, iniciando pelo Sul. O fenômeno, que já afeta o Paraguai e a Argentina com temperaturas de até 39°C, tende a se intensificar nos próximos dias, segundo previsão divulgada pelo site Meteored neste domingo (23).
Desde o fim de semana, o calor já é intenso em grande parte do Brasil, com máximas variando entre 30°C e 34°C na maioria das cidades. No entanto, algumas regiões do Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste já registram temperaturas acima dos 35°C, chegando próximo dos 40°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cinco maiores temperaturas registradas até o momento foram:
Porto Murtinho (MS): 39,5°C
Pato (PB): 37,2°C
Quaraí (RS): 37,5°C
Pedro Gomes (MS): 36,7°C
Bonito (MS): 36,5°C
A previsão indica que os termômetros devem continuar elevados ao longo da última semana de fevereiro, com valores acima da média para o período. Os estados mais afetados são o Rio Grande do Sul, o extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná.
A partir da primeira semana de março, a tendência é de que a massa de ar quente ganhe ainda mais força, colocando em alerta grande parte das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Calor extremo no Sul do Brasil
Nesta segunda-feira (24), o Rio Grande do Sul deve registrar máximas de 40°C na fronteira oeste e na região da Campanha. Pela manhã, os termômetros já marcam próximo de 30°C, com previsão de atingir 35°C ao meio-dia. Na região central do estado, as temperaturas devem chegar a 38°C, enquanto na Região Metropolitana de Porto Alegre, a previsão é de 36°C.
Em Santa Catarina, as máximas giram em torno de 30°C, podendo chegar a 34°C no oeste e extremo sul. No Paraná, as temperaturas mais elevadas devem ser registradas no oeste, sudoeste e noroeste do estado, alcançando entre 33°C e 36°C.
Na terça-feira (25), a intensificação da massa de ar quente deve elevar as temperaturas em até 3°C. No Rio Grande do Sul, os termômetros podem ultrapassar os 40°C em algumas regiões de fronteira, como Missões, oeste e Campanha. Na região central do estado e em Porto Alegre, as temperaturas devem variar entre 39°C e 41°C.
Santa Catarina e Paraná também sofrerão com o calor, embora de forma mais moderada, com aumento de aproximadamente 1°C. Ainda assim, o desconforto térmico será elevado, especialmente nas regiões oeste e sul catarinenses e no oeste paranaense, onde as temperaturas variam entre 35°C e 36°C.
Na quarta-feira (26), o calor persiste, mas as temperaturas podem sofrer leve queda de até 2°C em relação ao dia anterior, devido ao enfraquecimento do transporte de ar quente vindo do centro-norte do país.
A semana deve encerrar com uma leve redução das temperaturas na Região Sul e em outras partes do Brasil, devido ao aumento da possibilidade de chuvas. A presença de maior nebulosidade ajudará a amenizar o calor no momento das precipitações.
Calor intenso segue no início de março
O início de março deve manter padrão seco e de chuvas irregulares em grande parte do Brasil. Os sistemas de chuva enfrentarão dificuldades para avançar pelo país, concentrando-se entre o Uruguai, a Argentina e as áreas de fronteira com o Rio Grande do Sul. Com isso, o Brasil central continuará aquecido, com o transporte de ar quente elevando as temperaturas em até 6°C acima da média no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Nesta semana, as temperaturas podem atingir entre 37°C e 39°C em regiões como a parte central do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, oeste e noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, norte de Minas Gerais, interior do Nordeste e entre o nordeste de Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso.
No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as máximas também serão elevadas, com previsão de 34°C na capital paulista, 36°C no Rio de Janeiro e 33°C em Vitória.
Com previsão de calor extremo em diversas regiões do país, especialistas recomendam hidratação constante, evitar exposição prolongada ao sol e buscar locais frescos sempre que possível.