Fechar
GP1

Esportes

Botafogo se complica e pode ficar fora da Copa do Brasil 2026; veja cenários

Pela terceira vez consecutiva, a equipe não conseguiu avançar às semifinais do Campeonato Carioca.

O Botafogo encerrou sua participação no Campeonato Carioca de forma decepcionante nesse domingo (23). Derrotado pelo Vasco por 1 a 0, em São Januário, o Alvinegro terminou na 9ª colocação, igualando sua pior campanha na história do Estadual, registrada em 2014. Pela terceira vez consecutiva, a equipe não conseguiu avançar às semifinais e, desta vez, ficou até mesmo fora da Taça Rio, torneio disputado entre os times que terminam entre o 5º e o 8º lugar. Com isso, o Glorioso não garantiu a vaga na Copa do Brasil de 2026 via estadual e precisará lutar por ela no segundo semestre em outras competições.

O regulamento da Copa do Brasil prevê que 80 clubes iniciam a competição na primeira fase, e os estados têm um número especifico de vagas. No caso do Rio de Janeiro, as vagas são distribuídas para os quatro classificados às semifinais e uma para o vencedor da Taça Rio.


Foto: Vitor Silva/BotafogoBotafogo se despede do Campeonato Carioca
Botafogo se despede do Campeonato Carioca

Agora, a única alternativa viável para o Botafogo garantir sua vaga na Copa do Brasil do ano que vem é através da Libertadores. Para isso, o Glorioso tem três possibilidades: conquistar o bicampeonato da Libertadores, vencer a Copa do Brasil 2025 ou terminar entre os seis primeiros do Brasileirão. Caso termine entre o 7º e o 9º lugar, ainda poderá se classificar, desde que um time acima conquiste a Libertadores ou a Sul-Americana.

Últimas campanhas do Botafogo na Taça Guanabara

2023: 5º colocado com 19 pontos – Venceu Portuguesa e Audax Rio e conquistou a Taça Rio

2024: 5º colocado com 20 pontos – Venceu Sampaio Corrêa e Boavista e conquistou a Taça Rio

2025: 9º colocado com 13 pontos – Não se classificou para a Taça Rio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.