Ciro Nogueira está oficialmente fora do páreo para o Palácio de Karnak nas eleições de 2022. A desistência do ministro pode significar um reforço para a candidatura do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), caso a oposição não escolha o candidato certo para a disputa.
Os nomes colocados até o momento são o da deputada Iracema Portella (Progressistas) e do ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB).
Embora o nome de Iracema seja o provável escolhido para a disputa, tendo em vista sua proximidade com Ciro e por ser filiada ao Progressistas, sigla que possui mais de 80 prefeitos no Piauí, o nome da deputada não é o preferido do eleitorado piauiense.
Ao contrário de Iracema, que é mais conhecida nas mais altas rodas da elite piauiense, Sílvio Mendes é popular em Teresina e conhecido no interior do estado, já que foi candidato a governador.
Na capital, onde foi prefeito por dois mandatos, a força do tucano é inegável. Ao deixar a prefeitura, Sílvio bateu o recorde e obteve 86% de aprovação na capital.
Em 2010 disputou a eleição para governador contra Wilson Martins, levando a disputa para o segundo turno. Na época, mesmo com uma coligação composta por apenas quatro partidos, Sílvio deu trabalho e obteve 41% dos votos válidos.
Portanto, se a eleição fosse hoje, o único candidato capaz de disputar em pé de igualdade com Rafael Fonteles, com grandes chances de sair vitorioso, é Sílvio Mendes.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |