Se for eleito prefeito de Teresina no pleito deste ano, o deputado estadual Fábio Novo (PT), vai trabalhar para que o vereador Enzo Samuel (PDT) continue na presidência da Câmara Municipal de Teresina por mais dois anos e o vereador Venâncio Cardoso (PT) assuma o comando da Casa Legislativa no biênio subsequente.
As projeções são feitas considerando, obviamente, a possibilidade de reeleição, tanto de Enzo quanto de Venâncio que já são veteranos na Câmara e figuram sempre entre os principais colocados em todas as pesquisas de intenção de votos para o legislativo da Capital.
Fábio, inclusive, chegou a externar a vontade de ver Enzo seguindo como presidente, em uma reunião promovida pelo parlamentar do PDT em encontro que reuniu cerca de 3 mil pessoas. Vale destacar que essa eventual dobradinha Enzo e Venâncio conta também com a simpatia da grande maioria de seus pares.
Apoio fundamental nas articulações do Governo
Enzo Samuel tem sido uma peça fundamental nas articulações da base do Governo. Em 2022, ele orquestrou o apoio de um grupo numeroso de vereadores a campanha de Rafael Fonteles e, agora, mais uma vez, tem agido de maneira efetiva na pré-campanha de Fábio Novo.
Petista raiz
Filho da ex-deputada estadual petista e atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Flora Izabel, Venâncio Cardoso sempre orbitou com respaldo em todas as decisões envolvendo as gestões do Partido dos Trabalhadores, fosse com o ex-governador Wellington Dias – atual ministro do Desenvolvimento Social –, ou agora com o governador Rafael Fonteles. Ele também carrega a ‘fama’ de ser fiel as estratégias defendidas pelos governistas, além, da boa convivência com os colegas vereadores.
DHPP indicia acusados de homicídio
O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) indiciou duas pessoas pelo assassinato do motociclista Roniel de Oliveira Gomes e pela tentativa de homicídio de sua companheira, ocorrido no bairro Pedra Mole, zona leste de Teresina, no início do mês de abril.
O relatório, remetido ao Poder Judiciário, neste mês de junho, foi assinado pelo delegado Bruno Ursulino, responsável por presidir o inquérito policial. Foram indiciados David Luís Andrei de Miranda, vulgo “Maguin do Corte”, e um menor de idade de iniciais F. E. da S. M., vulgo “Neném”.
A investigação conduzida, em caráter especial, pela equipe da Delegacia de Homicídios Sudeste, concluiu que a morte de Roniel de Oliveira Gomes se deu em um contexto de disputa entre facções criminosas, onde vários homicídios passaram ocorrer de forma sequenciada na zona leste da Capital. A execução de Roniel, portanto, foi um terceiro de uma sequência de assassinatos ocorridos na região do Pedra Mole em um curto intervalo de tempo.
“Naquela região estava havendo um conflito entre dois grupos criminosos e a morte do Roniel, nessa sequência de mortes, foi a terceira. Durante as investigações, a gente consegue demonstrar a correlação entre esses fatos, tanto que os personagens são comuns entre eles”, ressaltou o delegado Bruno Ursulino à Coluna.
Acusados confessaram
Em sede de depoimento, os dois acusados confessaram a autoria do homicídio e da tentativa de homicídio praticada contra a companheira de Roniel de Oliveira Gomes, que também foi baleada, mas resistiu aos ferimentos.
Após o cumprimento do mandado de prisão do David, que assumiu o crime, outras testemunhas o reconheceram e, inclusive, o comparsa do David, que é menor de idade e foi apreendido, quando prestou informações ao DHPP também confessou que esteva no local, juntamente com o David, e que também efetuou os disparos.
O procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário para ser apreciado pelo Tribunal do Júri, quanto ao acusado David Luís Andrei de Miranda, e o relatório policial referente à participação do adolescente foi encaminhado para a Delegacia do Menor Infrator.
Alvos da Operação Intruso têm celulares e computadores apreendidos
Os policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí apreenderam nessa quarta-feira (19) aparelhos celulares e computadores de três dos quatro alvos da Operação Intruso, deflagrada no condomínio Terras Alphaville Teresina.
Com exceção de Catarina de Brito Teixeira, os demais alvos de busca, Whalyson Marrathyman Feitosa Melo, Amanda Layssa Feitosa de Lima e Rosenilde Pereira de Andrade tiveram seus aparelhos apreendidos.
Material será analisado para auxiliar investigações
Um dos objetivos da Polícia Civil é a extração de dados contidos nos aparelhos, a fim de complementar o material levantado durante a fase inicial da investigação que passa agora a sua etapa ostensiva.
Associação Terras Alphaville Teresina já foi alvo de denúncias no MPT
Em janeiro deste ano, a juíza Alba Cristina da Silva, da Justiça do Trabalho do Piauí, deferiu liminar suspendendo a assembleia geral da Associação Terras Alphaville Teresina, que iria deliberar sobre a dispensa de funcionários.
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) em desfavor de Diogens de Melo Lemos, Jorgianne de Carvalho Lopes Nogueira e Hayssa de Oliveira Sousa, membros do conselho diretor da associação, após o recebimento de denúncias de que os trabalhadores estavam sendo vítimas de assédio moral.
Caravana Federativa no Piauí
Tem início nesta quinta-feira (20), a Caravana Federativa, em parceria com o Governo do Estado do Piauí e a Associação Piauiense de Municípios (APPM). O Piauí é o décimo estado a receber o evento, que acontecerá no Centro de Convenções de Teresina.
Evento contará com a presença de Lula na sexta-feira
Será a primeira vez que Lula estará presente na caravana, que já percorreu nove estados, com o objetivo de promover a articulação entre os governos federal, estadual e municipais, discutindo programas, políticas e serviços públicos.
A ação contará com a participação de mais de 40 órgãos federais, dentre ministérios, autarquias, bancos e empresas públicas.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |