A Polícia Federal deflagrou a operação “Carga Viral”, em conjunto com a Controladoria-Geral da União, na manhã desta terça-feira (13), para investigar fraudes em procedimentos de dispensa de licitação na compra de insumos destinados ao combate à covid-19 no estado da Bahia.
Conforme informações da PF, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na cidade de Juazeiro, localizada no norte da Bahia, outro em Lauro de Freitas, em Salvador e ainda um mandado na cidade de Petrolina, no Pernambuco. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro.

A operação teve como alvo antigos servidores das secretarias de saúde dos municípios, que teriam fraudado diversos contratos, além de elevar preços de máscaras e testes rápidos para coronavírus.
A polícia afirma que as fraudes ocorreram em 2020 e contou com a participação de empresários. Estima-se que o esquema provocou um prejuízo de R$ 1 milhão aos cofres públicos.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados poderão ser condenados a cumprir pena de quatro a oito anos de reclusão, pelos crimes de fraude à licitação e superfaturamento, além de multa.
Ver todos os comentários | 0 |