Fechar

Eleições 2022

Marcos Aurélio propõe investir em obras de infraestrutura para gerar renda no Piauí

O candidato do PSD também expôs seus projetos para a saúde, segurança, e mais.

Dando sequência à série de entrevistas com os candidatos a Câmara dos Deputados, a TV GP1 conversou, nesta sexta-feira (16), com Marcos Aurélio Sampaio, do PSD, que nestas eleições de 2022, concorre a reeleição para o cargo de deputado federal. 

Durante a entrevista exclusiva concedida à TV GP1, o candidato avaliou e mencionou os principais destaques do seu mandato, levantou as bandeiras que defende e ainda apresentou a geração de emprego e renda, bem como a saúde de qualidade para o Piauí como dois dos principais focos de seu segundo mandato, caso seja reeleito.

Para tanto, Marcos Aurélio Sampaio apontou a necessidade de investimento em obras públicas de infraestrutura no estado, gerando emprego de maneira direta e gerando renda para as famílias. Assim como também, a necessidade da realização de uma reforma tributária.
Foto: Lucas Dias/GP1Candidato Marcos Aurélio Sampaio em entrevista à TV GP1
Candidato Marcos Aurélio Sampaio em entrevista à TV GP1

Além disso, o parlamentar do PSD pontuou que "neste mandato em que estamos, foi voltado quase que em sua totalidade para recursos para a saúde. Tanto para a Secretaria de Estado da Saúde como para as dezenas e dezenas, quase que em sua totalidade, nos municípios", destacou ele. Marcos Aurélio defendeu a descentralização do atendimento de alta complexidade nos municípios do Piauí, e a construção de novos prédios da saúde pública no Piauí.

Leia a entrevista completa:

Candidato, para começar, a geração de emprego e renda é uma das principais preocupações dos gestores para o Brasil superar esta crise economia e retomar o desenvolvimento da economia. Caso seja reeleito, o senhor pretende apresentar projetos voltados para estar área?

São dois principais pilares que a geração de emprego e renda tem que enfrentar no Brasil. Primeiro, obras públicas. O Brasil precisa sim investir em obras públicas de grande porte, em infraestrutura principalmente, aqui no estado Piauí, as estradas, asfalto, calçamento, o Estado pode contribuir de maneira direta com as obras públicas. O segundo pilar, que eu acredito que é o tema mais importante que o Brasil precisa enfrentar é uma reforma tributária. O sistema tributário do Brasil é muito complexo não somente para os brasileiros, mas também para quem quer investir, investidores estrangeiros, o que dificulta a vinda de recursos e consequentemente, empresas e empregos sendo colocados aqui a disposição do povo brasileiro, piauiense e teresinense.

Candidato, agora entrando na esfera da segurança, as facções estão dominando o estado, atuando principalmente em Teresina e no Litoral, mas também se expandido para outras regiões. Caso reeleito, o senhor pretende apresentar projetos voltados para esta área da segurança pública no intuito de ajudar a coibir a atuação dessas facções criminosas?

O Brasil, a gente tem que falar primeiro do problema de maneira macro. O Brasil precisa controlar primeiro as suas fronteiras, para diminuir, porque impossibilitar e proibir não vai conseguir nunca, fazer com que não entre nada, mas diminuir o tráfico de drogas e diminuir o tráfico de armas, que é pelas nossas fronteiras que entram, e as facções tem sua principal fonte de recursos no tráfico de drogas. Então se a gente conseguir cortar o mal pela raiz, cortar o dinheiro que financia as facções, com certeza toda a criminalidade do Brasil e do Piauí vai diminuir.

Candidato, ainda falando sobre segurança, o senhor é a favor do certificado de registro para pessoas físicas. para a realização de atividades como o colecionamento de armas, tiro desportivo e caça?

Sou, desde que seja bastante fiscalizado, que tenha uma regulamentação forte, uma fiscalização por parte da Polícia Federal, por parte do Exército, por parte de todos os órgãos competentes e que a pessoa não tenha antecedentes criminais. Além disso, ela consiga sim provar que consegue guardar o seu armamento de maneira adequada.

Candidato Marcos Aurélio, a área da saúde é uma das mais sensíveis do estado. Caso o senhor seja reeleito, quais propostas o senhor tem para melhorar a saúde pública no estado do Piauí?

Neste mandato em que estamos, foi voltado quase que em sua totalidade para recursos para a saúde. Tanto para a Secretaria de Estado da Saúde como para as dezenas e dezenas, quase que em sua totalidade, nos municípios. Então é ajudar a gestão das UBSs dos municípios, nos hospitais que o Piauí tem e na construção de novos prédios, e questões públicas que ofereçam uma melhor saúde para os piauienses. O que eu entendo também é que tenha uma maior descentralização da grande complexidade, que as pessoas lá do município de Corrente, São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Esperantina, todas essas cidades, elas tenham é mais leitos de UTI, para que as pessoas quando precisem se internar, precisem de um atendimento médico, elas fiquem nos locais de suas residências. Isso vai ajudar tanto psicologicamente as pessoas e os familiares por estarem perto de casa, mas também economicamente porque não vão ter que gastar tanto dinheiro para se deslocar para a capital, se manter na capital, esse é o meu pensamento sobre o que tem que melhorar. A saúde já avançou muito, mas eu quero é que avance ainda mais.

Foto: Lucas Dias/GP1Marcos Aurélio Sampaio, do PSD, tenta a reeleição para deputado federal nestas eleições de 2022
Marcos Aurélio Sampaio, do PSD, tenta a reeleição para deputado federal nestas eleições de 2022

Candidato, agora entrando na orbe da educação várias escolas da rede estadual estão sucateadas e muitas vezes sem condições de receber os alunos, e a situação é ainda mais crítica no interior no estado. Caso o senhor seja reeleito, quais ações o senhor pretende fazer para ajudar a reestruturar a educação no estado do Piauí?

Temos que investir em capacitação profissional, investir nos professores, investir para que realmente a qualidade de ensino seja melhorada, com valorização profissional, com salários melhores, com salários em dia, com ambiente de trabalho saudável para os profissionais, estrutura melhor, com ar-condicionado, internet de qualidade, com revolução digital. Eu, no meu primeiro ano de mandato, coloquei R$ 1 milhão de emendas impositivas para a Universidade Estadual do Piauí. Sou formado em Direito, sou advogado, e entendo que a educação é o pilar de toda a sociedade. Nos próximos anos, reeleito, colocarei emendas para o Instituto Federal do Piauí para que a gente construa novos prédios do IFPI, que tem uma grande capilaridade, colocarei para a Uespi, para a construção da nova biblioteca da Uespi, tanto para o prédio, mas também para o acervo, o que eu entendo que tem que ser acervo físico, mas principalmente acervo digital, para atualização dos livros.

Candidato Marcos Aurélio, a gente observa que as pautas e projetos voltados para a causa animal são pouco apresentados na Câmara Federal. Qual avaliação o senhor faz a respeito disso? O senhor tem projetos voltados para a área da causa animal?

A principal questão do sofrimento dos animais de rua, dos animais abandonados, que se reproduzem na rua, sejam cães, gatos e tudo mais, é a reprodução desenfreada, que eles se reproduzem muito, não tem controle e não são castrados. Então eu acreditei que a gente pode melhorar isso e minimizar tudo isso, porque resolver a gente, infelizmente, a gente não consegue resolver 100%, mas é para fazer as clínicas médicas veterinárias, não só de Teresina, não só do Piauí, mas de todo Brasil, elas consigam fazer a castração. Então, o que a gente pensou? Dar um incentivo fiscal para as clínicas veterinárias. As clínicas veterinárias que se disporem a fazer castração dos animais de rua enviados por entidades de proteção animal, elas não serão tributadas em 16%, serão tributadas em 6%, fazendo com que as clínicas veterinárias ajudem a causa que é tão boa, que é tão nobre, de ajudar os animais de rua e que as clínicas de todo o Brasil possa fazer isso.

Candidato Marcos Aurélio, falando francamente, a gente observa um certo descrédito da população com a classe política em geral, sobretudo com aqueles nomes que já assumiram cargo público. Desse modo, o senhor acredita que vem desenvolvendo um bom trabalho como deputado federal e acredita que a população destinará mais um voto de confiança para que o senhor exerça seu mandato caso seja reeleito?

O que a população não gosta é de políticos que enrolam as pessoas. Eu Marcos Aurélio em minha conduta tanto na vida pessoal, como na minha vida profissional como advogado, como na minha vida pública como político, eu não enrolo ninguém. Posso as vezes dar um não para determinada pessoa, para determinada cidade, mas de Norte a Sul do Piauí, de Leste a Oeste, absolutamente ninguém pode falar que eu enrolei a pessoa. Meu mandato foi pautado com seriedade e honestidade, e acredito eu que a população enxerga isso. Meu nome está sempre bem avaliado em todas as pesquisas de intenção de voto, sempre lembrado em todas as pesquisas de intenção de voto que saem, de todos os institutos de pesquisa, não é só de um, são de todos. Eu estou trabalhando é para ser o deputado federal de Teresina, como teresinense que sou, estou lutando é para ser o deputado federal de Teresina.

A PEC que extingue o foro privilegiado foi aprovada no Senado e enviada à Câmara há cinco anos, e desde então, candidato Marcos Aurélio, ela está parada. Caso o senhor seja reeleito, o senhor buscará a aprovação dessa proposta ou agirá para tentar barrá-la?

Eu sou a favor do foro por prerrogativa de função, e ao mesmo tempo, sou a favor para que seja colocado um rito mais rápido para todos os processos do Brasil, seja para o cidadão comum, seja para qualquer questão envolvendo políticos.

Candidato Marcos Aurélio, agora entramos em um segundo momento da nossa entrevista, que é o ping-pong, em que eu lhe apresentarei temas que o senhor se posicionará como contra ou a favor.

Para começar, aborto?

Sou a favor do aborto da forma que ele está atualmente na lei, que é risco da mãe, estupro e anencefalia.

Cotas raciais?

Sou a favor.

Descriminalização da maconha?

Da maconha como droga para a pessoa fumar por “lazer”, não! mas o princípio ativo, o canabidiol, que ajuda milhares de pessoas em tratamento de epilepsia, e outras doenças, eu sou sim a favor.

Educação sexual nas escolas?

A partir de determinada idade sim.

Homeschooling?

Sou a favor, é opção dos pais. Cada pai sabe o que é melhor para os seus filhos, suas filhas e sua família.

Adoção de crianças por casais homoafetivos?

Totalmente a favor. O interesse maior é a felicidade da criança.

Privatização do SUS?

Sou contra, o sistema brasileiro é um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo.

Privatização das Universidades?

Contra também. Totalmente contra.

Considerações finais do candidato:

Sou Marcos Aurélio Sampaio, candidato a reeleição para deputado federal com o número 5515, e eu peço humildemente o voto de cada piauiense, de cada teresinense, para a gente continuar fazendo esse trabalho sério e honesto na Câmara dos Deputados. Vários projetos de lei meus foram apresentados e aprovados na Câmara dos Deputados, e a gente vem aqui novamente pedir para ser escolhido pela população de Teresina e do estado do Piauí como representante na Câmara dos Deputados. Peço a todos que me sigam nas redes sociais, Instagram, Facebook, é só colocar lá “Marcos Aurélio Sampaio” me seguir, para que a gente compartilhe, troque ideias, troque mensagens e tenha um mandato mais próximo, e eu novamente, peço o voto de você para mim Marcos Aurélio candidato a reeleição para deputado federal com o número 5515.

Foto: Lucas Dias/GP1Marcos Aurélio Sampaio
Marcos Aurélio Sampaio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.