Um estudo publicado pela revista científica “BMJ Oncology” revelou que o número de casos de câncer entre pessoas com menos de 50 anos aumentou 79% nas últimas três décadas. A pesquisa foi realizada por estudiosos da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, e da Universidade de Zhejiang, na China. Ao todo foram analisados dados de 29 tipos de câncer em 204 países e regiões, incluindo o Brasil.
Segundo o estudo, em 2019 foram registrados um total de 3,26 milhões de casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos, um número bem maior quando comparado a casos registrados em 1990, que eram de aproximadamente 1,8 milhões. O registro de mortes também aumentou 28% de 1990 até 2019.
O câncer de mama lidera o ranking de tipos da doença que mais causam mortes e impactam negativamente a vida das pessoas, seguido pelos de traqueia, pulmão, estômago e intestino. O câncer de rim e de ovário são os dois tipos que mais tiveram aumento de mortes.
Segundo os pesquisadores, as causas para esse aumento podem estão relacionadas com a obesidade, consumo de álcool e também com o tabagismo. Fatores genéticos também contribuem para esse aumento. Os estudiosos também enfatizaram que dietas com carne vermelha e sal combinados com a baixa ingestão de frutas e leite são um indicativo de risco.
Número de casos deve aumentar
Por meio de tendências observadas nas últimas três décadas, os estudiosos estimam que o número de casos de câncer entre pessoas mais jovens, e de mortes, devem aumentar entre 31% e 21% respectivamente até o ano de 2030. Pessoas com menos de 40 anos devem ser as mais afetadas.
Em 2019, as taxas mais altas foram observadas na América do Norte, Austrália, Ásia e Europa Ocidental. As maiores taxas de morte entre os menores de 50 anos nos países de baixa a média renda foram registradas na Oceania, Europa Oriental e Ásia Central.
Ver todos os comentários | 0 |