A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no dia 19 de junho, um novo medicamento para combater o colesterol. Trata-se de uma injeção chamada "Inclisirana", da farmacêutica Novartis, que pode ajudar a reduzir os riscos de infarto e derrame.
O medicamento tem como objetivo controlar o colesterol ruim (LDL), que é um dos principais fatores de risco por trás dos problemas cardíacos. A injeção bloqueia temporariamente a produção da proteína PCSK9, que danifica os receptores responsáveis por captar o colesterol do sangue e levá-lo para ser eliminado no fígado.
O novo medicamento promete reduzir o nível de colesterol no sangue em até 52% com apenas duas aplicações por ano. Atualmente, o remédio considerado como referência pelo Ministério da Saúde é a Estatina, que reduz apenas 26% do LDL.
A Inclisirana já está sendo comercializada na Europa desde 2020 e nos Estados Unidos desde 2021. Com a aprovação da Anvisa, espera-se que o medicamento seja disponibilizado à população brasileira em aproximadamente 90 dias.
Ainda não há previsão para a incorporação do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Ver todos os comentários | 0 |