Durante um anúncio nesta segunda-feira (1º), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil irá receber o medicamento Tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto da Varíola dos Macacos no país.
Desde a semana passada o Ministério da Saúde vem utilizando o termo “surto” para fazer referência ao aumento consecutivo de casos da doença no território nacional.
O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil ????????. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento.
— Marcelo Queiroga ???????????????? (@mqueiroga2) August 1, 2022
O ministro também afirmou em suas redes sociais que o medicamento será enviado através da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a prioridade da distribuição será para pessoas em estado mais grave da doença.
O tecovirimat foi disponibilizado como “uso compassivo” nos Estados Unidos, no entanto, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país afirma que ainda não há dados humanos que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos. “É essencial a realização de estudos randomizados e controlados para avaliar a segurança e eficácia do TPOXX em humanos com infecções por varíola dos macacos.”==”, pontuou o CDC.
Ver todos os comentários | 0 |