O Ministério da Saúde começou a distribuir aos estados, nesta segunda-feira (10), mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.
As doses da Pfizer possuem particularidades diferentes dos demais insumos adquiridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, a logística de distribuição foi adaptada para suas condições de armazenamento.
No centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, São Paulo, as doses estão armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C. Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.
Em função disso, o órgão federal orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 Capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra.
Conforme o Ministério da Saúde, até o dia 9 de maio, mais de 46,8 milhões de doses já foram aplicadas no país e, contando com esse novo lote, aproximadamente 75,4 milhões de doses de imunizantes foram destinadas a todas as Unidades Federativas.
Ver todos os comentários | 0 |