O Ministério da Saúde vai encaminhar mais de R$ 5,4 milhões em recursos extras para o Piauí, para que o estado realize as cirurgias eletivas que estão pendentes neste ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O montante é oriundo do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC).
De acordo com o Ministério da Saúde, o incentivo aos municípios é para dar celeridade às esperas por cirurgias eletivas de média complexidade e diminuir o tempo para quem aguarda por procedimentos agendados. Os municípios do Piauí receberão o total de R$ 5.451.559,00.
As cirurgias mais demandadas em todo o país são oftalmológicas: para tratamento de catarata e de doenças da retina. Além dessas, também estão na lista procedimentos para correção de hérnias e retirada da vesícula biliar, vasectomia e laqueadura, além da cirurgia de astroplastia (quadril e joelho).
Os gestores locais, responsáveis pela organização e a definição dos critérios que garantam o acesso do paciente às cirurgias eletivas, podem se programar para utilização dos recursos de acordo com a população per capita de cada estado.
O incentivo somente será liberado para os gestores após a apresentação de produção executada no sistema de informação do SUS e para aqueles que excederem a meta física estabelecida, financiada pelo teto MAC (Média e Alta Complexidade) do município.
Ver todos os comentários | 0 |