O Hospital Getúlio Vargas (HGV) retomou a realização de cirurgias bariátricas neste sábado (12). A meta é fazer dois procedimentos por semana. Já os atendimentos ambulatoriais retornaram desde o dia 24 de agosto, após suspensão por conta da pandemia do coronavírus.
Foram beneficiadas as pacientes Z.F.S., 43 anos, e B. A. S, 57 anos, por meio da regulação do Estado. Os procedimentos foram conduzidos pelos cirurgiões, Marlon Moreno e Wellington Figueiredo, a médica residente Myrna Ribeiro e o anestesiologista Pedro Vasconcelos. A equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico foi coordenada pela enfermeira Olivia Leal.
Marlon Moreno, coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HGV, explica que foi utilizada a técnica de videolaparoscopia que possibilita uma recuperação mais rápida em relação ao método convencional (com corte).
¨Por ser minimamente invasiva é reduzida a possibilidade de possíveis intercorrências. Com isso, os riscos são menores. Outro fator importante é o pouco tempo de internação no pós-operatório, de no máximo dois dias¨, complementa Moreno.
O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, lembra que o hospital conseguiu recentemente a Certificação e Acreditação do Serviço conferida pela Sociedade Brasileira em Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e pelo World Medical Accreditation (WMA), além da ampliação da equipe multiprofissional.
“É um grande avanço para os serviços prestados aos usuários, pois resulta em mais segurança e qualidade no tratamento cirúrgico dos pacientes da obesidade no HGV”, finaliza o gestor.
Ver todos os comentários | 0 |